segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atividade 3.3

CONHECENDO REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS.
PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR.
                  Espaço da Aula”
 

Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

19.10.2009

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Movimento
Coordenação
Educação Infantil
Arte Visual
O fazer artístico
Educação Infantil
Movimento
Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Equilibrar-se;
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Interagir com os colegas;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro;
  • Apreciar o trabalho dos colegas.
Duração das atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula é importante que o professor trabalhe brincadeiras que explorem as partes do corpo e tornem possível a consciência corporal. Por exemplo:
A Formiguinha
Fui ao mercado comprar café
Veio uma formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar limão
Veio uma formiguinha e subiu na minha mão,
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar girimum,
Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parva de subir ...
O professor pode perguntar às crianças o que mais podem comprar no mercado e que rima com outras partes do corpo ...
Outras brincadeiras podem ser utilizadas para trabalhar esse conhecimento! É só usar a imaginação.
Estratégias e recursos da aula
Movimentar-se e expressar-se com o corpo é um aspecto importante para as crianças de 4 e 5 anos. Nessa aula as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e seus limites através das brincadeiras desenvolvidas.
1º Momento:
Brinque com as crianças com uma "folha mágica". Dê a elas metade de uma folha de jornal e brinque utilizando a folha como diferentes objetos. Uma sombrinha pois está chovendo, depois como uma esponja de banho, lavando todo o corpo, em seguida a folha se transforma em toalha para secar o corpo limpo. Na medida que o professor vai direcionando a brincadeira vai nomeando as partes do corpo e levando as crianças a construírem esses conceitos.
2º Momento:
Após a atividade inicial de exploração do corpo, o professor pode fazer uma rodinha para conversar sobre o corpo e sua importância no dia a dia. Deve explorar como podemos utilizar o corpo em diferentes situações, para andar, correr, subir, descer, pular, rolar, etc.
3º Momento:
Você professor deve construir um percurso a ser feito pelas crianças – pode ser dentro ou fora da sala de aula. Monte com uma corda uma barreira amarrando as duas pontas da corda de forma que a altura não ultrapasse o quadril das crianças. Elas deverão passar por baixo da corda.
Coloque um colchonete logo à frente da barreira com corda. As crianças deverão dar uma cambalhota no colchonete.
Na sequência coloque três bambolês. Elas deverão pular com um pé só cada um dos bambolês.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As crianças gostam muito dessa brincadeira.
4º Momento:
Depois da brincadeira faça um registro com as crianças pedindo que desenhem o percurso na sequência que foi feito, utilizando canetinha e lápis de cor. Depois de concluído faça uma exposição com as atividades das crianças e convide a turma para apreciar as produções dos colegas.
Recursos Complementares
Corda, bambolê, colchonete, folhas de jornal, canetinhas, lápis de cor.
Avaliação
Para avaliar as crianças observe os seguintes itens:
As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?
A criança consegue se equilibrar ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?
Observam e apreciam o trabalho dos colegas?
Meu Comentário: Aula muito bem elaborada,muito interessante,educativa,interdisciplinar,ensina os alunos várias expressões corporativas,como: equilibrar-se; expressar-se utilizando a linguagem corporal; interagir com os colegas; expressar-se utilizando o desenho como forma de registro; apreciar o trabalho dos colegas.

              “Recursos Educacionais”

Brasília

18.03.2008

Ficha Técnica

Estrutura curricular
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Educação Básica::Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a Natureza e a terra
Educação Básica::Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira
Educação Básica::Ensino Médio | História | Processo histórico
Objetivo
Indicar a relevância da construção de Brasília para o desenvolvimento da região central do país. Demonstrar a arquitetura singular da cidade e seus principais pontos turísticos
Descrição
O vídeo faz parte do Programa TV Escola e apresenta um quadro chamado "Momento Brasil". Este episódio apresenta a cidade de Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Há um breve histórico da construção da capital federal com detalhes da arquitetura local e de pontos turísticos
Observação
Duração: 2 min
Autor
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Fonte do recurso
Universidade de Brasília (UnB)
Origem
Licença
O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico (http://www.dominiopublico.gov.br) é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.
Meu Comentário: Muito interessante e educativa,ensina os alunos um pouco sobre a Capital do Brasil.

                  “Linux Educacional”

                      “Domínio Publico” 
 

Muitos professores ainda não conhecem o acervo do Domínio Público nos computadores Proinfo do LIED. É interessante apresentar o acervo.
Por outro lado é preciso ainda apresentar o sítio do Domínio Público,com acervo ainda maior bem como com especiais muito interessantes como o sobre Machado de Assis. http://portal.mec.gov.br/machado/

           “TV Escola”

A TV Escola é o canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. E em hipótese alguma, substitui também o professor. A TV Escola não vai “dar aula”, ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a educação ou simplesmente quer aprender.
No sítio da TV Escola é importante apresentar aos professores a possibilidade de usar a programação ao vivo mesmo sem ter acesso a uma TV com antena parabólica ou TV à cabo, já que a programação é disponibilizada ao vivo na internet.
É possível programar as aulas porque a grade de programação está disponibilizada no sítio. Inclusive com detalhes sobre os programas e séries exibidos. Além disso existe destaque para programas especiais.
                       “Rived”

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED do MEC, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.

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