terça-feira, 9 de novembro de 2010

Atividade 3.4

                 Compartilhando Descobertas


Eu e minha amiga Neli decidimos por estes recursos e sites, pois vislumbramos nos mesmos com a chamada era da informação tecnológica. Sendo assim os nossos alunos seriam capazes de selecionar informação e transformá-las em conhecimento, rejeitando a cópia e a famosa decoreba.

Ao visitar e visualizar o site http://www.curtanaescola.org.br/ achamos muito legal , é uma das atividades com dicas interessantes, é impressionante a riqueza de assuntos que podem ser abordados com os curtas. Analisamos também experiências onde compreendemos o quanto é importante o uso das Novas Tecnologias para uma aprendizagem de qualidade, temos sempre que inovar, proporcionar atividades para vermos o deslumbramento,participação e aproveitamento dos nossos alunos,só assim teremos uma educação de qualidade...

O site http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/pratica-de-leitura-426187.shtml apresenta alguns planejamentos importantíssimos de acordo com o ano trabalhado.

Adades Histórias de Minas Gerais - Através da exploração das Minas de ouro do Brasil houve o aparecimento de muitas vilas, que hoje são grandes cidades históricas. E para ampliarmos nosso conhecimento podemos utilizar essa grande ferramenta que é a internet com o vídeo no site http://www.youtube.com/watch?v=vu1Gra22vxe&feature=related que facilitará o desenvolvimento da aprendizagem de forma mais profunda, permitindo assim, que o aluno conheça o passado e o presente de uma parte da história do Brasil envolvendo os fatores econômicos, sociais e culturais.
Mídias na Educação:

Ilha das Flores - www.portacurtas.com.br
Objetivo: Entender a desigualdade existente entre as pessoas e perceber o esforço da sobrevivência.
Descrição: Numa luta desigual, porcos e homens dividem o alimento.


A KINEMA é uma empresa que atua em duas áreas: corporativa e cultural, seu trabalho consiste em delinear o suporte, o formato, o veículo e a linguagem ideal , servindo –se dos recursos tecnológicos atuais. Desenvolvem trabalhos no campo das artes e das manifestações culturais. Vários vídeos interessantes.

BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS EDUCACIONAIS
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/


O Banco Internacional de Recursos Educacionais tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais. Podemos estar também acessando o Portal do Professor,TV Escola e Domínio Publico.

                           “Portal do Professor”


O site Portal do professor oferece uma gama de idéias, sugestões e links. Permite nos analisar aulas de outros professores, aproveitar dicas ou ainda criar nossa própria aula, É uma ferramenta maravilhosa, de boa qualidade, com as devidas explicações de uso. É um site que realmente nós professores temos que usar mais, estudar, ver sugestões, colocar nossas sugestões também! Riquíssimo, não deixem de visitar.
Todas as áreas de conhecimento e séries.
O Portal do Professor traz informações organizadas e recursos multimídia para estimular a pesquisa,o desenvolvimento de aulas e a troca de experiências entre docentes.

Dicas:
Espaço da Aula”

Recursos Educacionais”

                 “Linux Educacional”
Domínio Publico”


TV Escola”


Rived”


Enfim compartilhando descobertas vimos vários sites para a informação do conhecimento.
Conhecemos programas que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação com alternativas e práticas para o desenvolvimento e fortalecimento da Educação. Com o auxílio de canais como esses, verificamos que os professores possam transformar suas aulas em algo mais interessante e que seus alunos possam ser co-participantes no processo de aprendizagem e ensino, em vez de meros espectadores.
Sem sombra de dúvida, há muitas páginas na rede que funcionam como repositórios – locais em que são depositados materiais para livre consulta e acesso, devemos preparar nossos alunos, para que sejam capazes de selecionar informação e transformá-las em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário